Porque precisamos entender melhor o uso destas válvulas duráveis?
Em praticamente todas as plantas químicas existe a necessidade de comutar o fluxo do fluído de uma tubulação para outra. Isso é feito pelo uso de várias válvulas em série ou com o uso da Válvula Diversora que é feita exclusivamente para este propósito.
APLICAÇÕES
O requerimento para comutar o fluxo de um processo para outro é de simplesmente ter a habilidade de manter uma das tubulações em serviço enquanto a outra está em inspeção e/ou reparo. Também temos o caso em que é necessário alternar entre dois filtros de polímeros quando um deles estiver sujo e indicar alta perda de carga, mantendo assim a continuidade do processo.
Bombas de processo são usualmente itens com alto índice de manutenção e, portanto, são instaladas em paralelo para que uma delas sempre estejam disponíveis enquanto a outra é reparada.
As Válvulas Diversoras têm um papel muito importante neste processo pois alternar entre uma bomba para a outra é uma tarefa fácil e sem a necessidade de parada do processo.
As válvulas diversoras também podem ser usadas como Válvulas de Descarga em caso de problemas no processo. O fluxo normal do processo passa por um lado da válvula enquanto o outro lado fica fechado. Quando ocorre um problema no processo, o lado do processo é fechado e o lado de descarga é aberto. Frequentemente, o lado de descarga fica em ângulos retos tanto em relação ao lado do processo quanto ao lado de descarga. Ambos podem ter atuadores pneumáticos ou hidráulicos para uma resposta rápida a problemas no processo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – LIVRE DE ESPAÇO MORTO
Válvulas diversoras são ideais para a maioria das aplicações de polímeros com suspensões, pois reduzem ou eliminam espaços lentos e mortos. Isso é particularmente importante para um meio que solidifica. Clientes na indústria de polímeros frequentemente relatam sérios problemas com as Válvulas Esfera e tubulações em forma de T. As Válvulas Esfera não são realmente uma boa escolha para o serviço de suspensões de polímeros, pois há muito espaço morto ao redor da Esfera, entre a Esfera e o Corpo da válvula, mas, o que é mais importante, nas tubulações em forma de T conectadas.
Como pode ser visto, quando a Válvula Diversora não está em operação, o fluído permanece nesses espaços mortos e pode solidificar.
Em uma válvula convencional o fluxo é restrito e eles logo precisam ser removidos da linha para manutenção. A Válvula Diversora, por outro lado, reduz o espaço morto ao mínimo devido ao seu projeto exclusivo. As vedações do pistão ficam niveladas com o corpo de entrada na posição fechada, não deixando espaço para o fluído se acumular na tubulação de saída que não está em uso. Na posição aberta, as vedações do pistão ficam niveladas com a saída em uso, mais uma vez não deixando espaço para o fluído se estagnar e solidificar. Isso permite fluxo livre e não há cavidades, espaços ou áreas mortas onde o meio possa aderir ou solidificar. Esta é a vantagem mais importante da Válvula Diversora.
Outros benefícios incluem:
- A válvula atua como uma válvula de comutação e uma válvula de isolamento em um único corpo.